Monkey see...monkey do!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009


Toda a informação, boa e má, está disponível à distância de um click. É por isso interessante reparar que, com o advento da informação à velocidade da luz, existem algumas coisas que se tornaram estranhamente mais lentas. Falo concretamente do uso do belo do neurónio! A capacidade de questionar a informação que nos chega, de desenvolver um sentido critico sobre as coisas, de…raciocinar! Actualmente, aceitam-se as coisas com um preocupante ânimo leve! Dá jeito que assim seja.
Poder-se-ia à primeira impressão supor o contrário! Com mais informação, a tendência seria a de expandir ideias, desenvolver opiniões, criticar, de pensar sobre cada vez mais assuntos, de alargar horizontes e perspectivas sobre tudo e mais alguma coisa.
Evidentemente reconheço que é humanamente impossível abranger toda a informação que nos chega, mas aquela que se considera interessante e que irá ser usada, deve inquestionavelmente ser filtrada e olhada sempre de uma forma crítica. Se assim não for, esta banalização poderá levar a coisas inverosímeis. Daqui a nada estamos a gritar em plenos pulmões que o planeta é plano só porque um qualquer energúmeno assim o publicou!
Irrita-me profundamente que se tome como verdade uma qualquer imbecilidade, só porque foi lida num e-mail que vinha não sei de onde, mandado por não sei quem, que trabalha num sitio ligado a não sei o quê! Desculpem mas isto é estúpido! Bem…talvez não tanto como usar termos que, só porque são de uso comum nas redes sociais, começam a ser utilizados idiotamente no dia-a-dia sem que seja questionado o seu significado. Passo a citar “sou tão lol” ah? És quê? Estúpida? Sim!!! Sem dúvida! Inacreditável!!!…
Mas será que já não se exercita o neurónio?! Será que é assim tão cansativo? Não tenho dúvidas que com toda esta falta de exercício, não há-de faltar muito para que a obesidade…seja também um problema neural!

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bem observado!
Acerca dessa linda expressão "LOL", irrita-me particularmente aquelas pessoas a quem tu, cara a cara, contas uma piada, e em vez de DE FACTO darem uma boa gargalhada... limitam-se a dizer "LOL"... Ena pá... não vale o esforço duma boa piada. Se eu fosse comediante, com certeza mudava de área. É castrador, toma lá um incipiente LOL... já nem mencionando o facto dessas pessoas não acreditar nos poderem tonificantes duma boa gargalhada!