A variabilidade das incógnitas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Uma incógnita é basicamente um valor desconhecido, que irá ser descoberto por meio de uma equação, isto na matemática, claro!
O que é uma chatice é que mediante a equação que nos é apresentada, lá está ela a mudar! Nunca sabemos muito bem com o que podemos contar! É, digamos…variável!
Agora…será uma variável dependente, independente, aleatória, discreta, continua, e por ai adiante? Será que sabemos lidar com todos estes tipos? E se chegarmos à conclusão de que na verdade, a variável não pertence à equação? Torna-a num conjunto vazio? Ou pior ainda, chega-se a uma solução de possível mas indeterminada?
Por outro lado temos as variáveis mudas! Essas sim! Essas fazem todo o sentido!?! Defendem a ideia de que mais vale estar completamente afastado, não falar, não intervir, porque estar assim é estar absolutamente incapacitado para qualquer tipo de acção e portanto tão afastado quanto se pode estar da culpa...

A Matemática pura é, à sua maneira, a poesia das ideias lógicas. (Albert Einstein)

2 comentários:

Beatriz disse...

Nota máxima para este texto mas... não te esqueças que podemos sempre partir do pressuposto de que as variáveis que hoje são "mudas" já foram "dinâmicas"... até ao momento em que algo ou alguém as transforma num conjunto vazio.
AU{}={} :-)

Sofia disse...

Markito adorei este teu devaneio. Está mt giro. Um dia destes vais ter q me explicar mt bem esta história... ;)
bj grande